Para tentar responder as dúvidas e reforçar as certezas dos presentes Projetos serão utilizadas as referências bilbiográficas citadas no link “Leituras Complementares”, enquetes e pesquisa de campo realizada através de entrevistas com gestores de empresas que possuem o modelo de Consultoria Interna no RH. Além de conceitos sobre Treinamento e Desenvolvimento.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Conceito de Consultoria Interna

O presente estudo originou-se da certeza que o modelo de Consultoria Interna é relativamente novo no Brasil. Tal certeza se comprova na medida em que são estudados alguns autores que abordam o tema:
Segundo Kurpius e Robinson (apud MANCIA, 2004), a atividade de Consultoria teve origem na área médica e de saúde mental em meados da década de 50, passando por evoluções nos consultórios e hospitais até migrar para área organizacionais.
Na área organizacional, as empresas privadas dos países industrializados foram as primeiras a trabalharem com a atividade de consultoria externa. Já nos países em desenvolvimento, esta atividade é mais recente (MANCIA, 2004).
Ao analisar a atividade da consultoria interna, Mancia (2004) coloca que foi nos últimos 30 anos que a figura do consultor interno passou a fazer parte das organizações norte-americanas e europeias. A autora destaca que o mercado globalizado acarretou no processo de reestruturação das empresas a partir da década de 1980, neste período ocorreu o rompimento de antigos modelos organizacionais que afetou principalmente a estrutura e os processos sob a forma de organização do trabalho.
Em relação a Consultoria Interna no RH, Hansen (apud Alberton, Mancia e Borba, 2009) destaca que o modelo se originou em empresas americanas, que buscavam um profissional capaz de trabalhar com aspectos mais amplos, auxiliando as lideranças (vistas neste modelo como clientes internos) na resolução de problemas de diversas naturezas.

Evolução dos modelos de RH

Evolução dos modelos de RH
Elizenda Orlickas