Para tentar responder as dúvidas e reforçar as certezas dos presentes Projetos serão utilizadas as referências bilbiográficas citadas no link “Leituras Complementares”, enquetes e pesquisa de campo realizada através de entrevistas com gestores de empresas que possuem o modelo de Consultoria Interna no RH. Além de conceitos sobre Treinamento e Desenvolvimento.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que os gestores, vistos como clientes internos, pensam sobre este modelo?

Para responder tal questionamento foi realizado uma Pesquisa de Campo. Participaram desta pesquisa cinco sujeitos, os quais exercem ou exerceram cargos de gestão em empresas de grande porte, situadas no estado do Rio Grande do Sul, que possuem uma área de RH estruturada de acordo com o modelo de Consultoria Interna ou que ainda não implantaram o modelo, mas procuram desenvolver seus profissionais para atuar nas perspectivas deste modelo.
RESULTADOS DA PESQUISA: Atualmente o que se vê é uma incompatibilidade entre as expectativas dos gestores e os resultados apresentados pela área de RH. Esta incompatibilidade está relacionada ao foco de trabalho. Enquanto os gestores trabalham com foco nos cliente, consumidores e fornecedores, o RH trabalha com foco nos funcionários e muitas vezes não possui visão de mercado para conseguir agregar valor ao negócio. Porém para que RH e gestores consigam trabalhar em parceria é necessário alinhar os objetivos, é fundamental que tenham o mesmo foco para que consigam atingir os resultados esperados.
A pesquisa realizada mostra que os gestores entendem que uma boa gestão de pessoas é fundamental para o sucesso da empresa, e que gerir o capital intelectual é uma tarefa complexa e decisiva para o atingimento das metas, porém sentem a necessidade de ter apoio, suporte e acompanhamento mais próximo do RH nas questões relacionadas à gestão de pessoas nas suas áreas. Hoje o RH ainda vive uma transição, o que torna o papel dele muito complexo nas organizações. Ao mesmo tempo em que ainda precisa dar conta de muitos processos legais e burocráticos, também precisa dar conta de tudo que envolve a gestão de pessoas, sem esquecer que o foco deve ser sempre a empresa como um todo.

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Elizenda Orlickas