Para tentar responder as dúvidas e reforçar as certezas dos presentes Projetos serão utilizadas as referências bilbiográficas citadas no link “Leituras Complementares”, enquetes e pesquisa de campo realizada através de entrevistas com gestores de empresas que possuem o modelo de Consultoria Interna no RH. Além de conceitos sobre Treinamento e Desenvolvimento.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Conceitos de Competênicas

Conceitos de Competências
Ênfase
Conceito
Autor
Formação, aptidão e valores
“Competência é a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, significa capacidade, habilidade, aptidão idoneidade.”
Boog (1991, p. 16)
Formação e resultado
“A competência refere-se a características intrínsecas ao indivíduo que influencia e serve de referencial para seu desempenho ambiente de trabalho.”
Spencer e Spencer (1993, p.9)
Formação e interação
“Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medico segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.”
Parry (1996, p. 161)
Formação e aptidão
“Conjunto de conhecimentos, habilidades, experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função.”
Magalhães et al. (1997, p.14)
Formação e ação
“A noção de competência refere-se a práticas do quotidiano que se mobilizam através do saber baseado no senso comum e do saber a partir de experiências.”
Perrenoud (1998, p. 1)
Formação, resultado, perspectiva dinâmica
“O conceito de competência sintetiza a mobilização, integração e transferência de conhecimento e capacidades em estoque, deve adicionar valor ao negócio, estimular um contínuo questionamento do trabalho e aquisição de responsabilidades por parte dos profissionais e agregar valor em duas dimensões: valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo.”
Hipólito (2000, p.7)
Formação e resultado
“Conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.”
Durand (1998, p. 31)

Fonte: Adaptado Bitencourt.(2004) pela autora.

Evolução dos modelos de RH

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Elizenda Orlickas