Conceitos de Competências | ||
Ênfase | Conceito | Autor |
Formação, aptidão e valores | “Competência é a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, significa capacidade, habilidade, aptidão idoneidade.” | Boog (1991, p. 16) |
Formação e resultado | “A competência refere-se a características intrínsecas ao indivíduo que influencia e serve de referencial para seu desempenho ambiente de trabalho.” | Spencer e Spencer (1993, p.9) |
Formação e interação | “Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medico segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.” | Parry (1996, p. 161) |
Formação e aptidão | “Conjunto de conhecimentos, habilidades, experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função.” | Magalhães et al. (1997, p.14) |
Formação e ação | “A noção de competência refere-se a práticas do quotidiano que se mobilizam através do saber baseado no senso comum e do saber a partir de experiências.” | Perrenoud (1998, p. 1) |
Formação, resultado, perspectiva dinâmica | “O conceito de competência sintetiza a mobilização, integração e transferência de conhecimento e capacidades em estoque, deve adicionar valor ao negócio, estimular um contínuo questionamento do trabalho e aquisição de responsabilidades por parte dos profissionais e agregar valor em duas dimensões: valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo.” | Hipólito (2000, p.7) |
Formação e resultado | “Conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.” | Durand (1998, p. 31) |
Fonte: Adaptado Bitencourt.(2004) pela autora.